1B - Letramento Digital

Aula 1 - Introdução



Nessa aula de Introdução à disciplina Letramento Digital, vimos que uma das principais preocupações abordadas aqui, é a adaptação da sociedade ao uso das tecnologias em suas mais diversas formas de resolver problemas e nos auxiliar em nossas tarefas diárias.
Muito se trabalhou para que esses recursos fossem aprimorados e chegassem ao nível que chegou hoje. De facilitadores, os computadores foram tomando proporções cada vez maiores, até se tornar instrumento indispensável para a realização de algumas atividades. Dessa forma, se torna cada vez mais difícil ignorar ou deixar de utilizar tais recursos em algum momento de nossas vidas. Porém, o uso desses equipamentos demanda habilidades mais específicas do que simplesmente aquelas ensinadas nas escolas.
A tecnologia traz também muitas transformações na maneira como as pessoas se comunicam e por isso, espera-se que todos dominem essas praticas desenvolvendo novas formas de produção do próprio conhecimento.


Aula 2 - Fundamentos de software



O computador é formado por diversos componentes que são montados para suportar um sistema operacional cuja principal função é gerenciar todos os recursos disponibilizados pela máquina.
Esse mecanismo possui duas partes distintas: o hardware e o software.
Hardware é a parte física do computador que podemos ver e tocar como peças mecânicas e eletrônicas que fazem o computador funcionar.  O hardware no entanto não funcionaria se não fosse pelo software.
O software é o componente lógico como sequencias de instruções e comandos que dizem ao computador como se comportar. Mais do que isso, o software é a interface entre o usuário e a máquina. È o meio por onde o usuário terá acesso aos recursos físicos.
Os softwares podem ser de diversos tipos e para diversas finalidades e o principal deles, é chamado Sistema Operacional, que permite gerenciar a memórias, o processador, discos internos e externos e demais periféricos.
É também a partir do sistema operacional que podemos suportar aplicações mais específicas como páginas que suportam codificação HTML, contas de e-mail e mensageiros, gravadores e editores de áudio e vídeo e muitos outros programas como planilhas eletrônicas, editores de texto, etc...


Aula 3 - Conteúdos digitais no computador


Dando continuidade na disciplina, vemos na aula 3 que após um prévio conhecimento sobre hardware e software, é preciso entender melhor o sistema de arquivos do computador bem como a sua hierarquia de pastas e sub-pastas.
Os conteúdos que armazenamos no nosso computador se referem a documentos de texto, imagem, som vídeo entre muitos outros, separados por arquivos diferentes separados por ponto (.), onde o nome que antecede ao ponto é referente ao nome que se dá ao arquivo em questão e o nome que vem após o ponto (geralmente representado por apenas três letras, é o que determina a aplicação que será utilizada para a leitura e reprodução do arquivo.
Necessita-se um mínimo de familiaridade com as principais extensões (nomes que aparecem após o "ponto" (.) para entender melhor o funcionamento do seu computador e utilizar o máximo que ele nos tem a oferecer.
Aqui nesse link,  você terá a oportunidade de conhecer melhor um pouco mais sobre as principais extensões utilizadas pela grande maioria dos usuários 


Aula 4 - O computador pessoal na rede


Nesse vídeo da aula 4, vemos a diferença que existe entre uma máquina que se comunica com outras, formando uma imensa rede de computadores e uma máquina isolada, sem comunicação com nenhum outro computador.
Foi em 1969 que houve a definição dos primeiros protocolos de transferência de dados ligando os computadores entre si para que houvesse comunicação uns com os outros.
Desse tempo para cá, surgiram ainda muitos modelos de comunicação para melhorar os protocolos que fazem as conexões entre as máquinas e garantir padrões de segurança aceitos internacionalmente.
Assim surgiram os principais e atuais protocolos de comunicação de dados chamado TCP/IP que nada mais é que definir padrões de endereçamento para máquinas e estabelecer conexões entre esses endereços para que haja comunicação entre elas.
Assim, nasce a Internet (clique no link para compreender melhor o significado de Internet), nome de origem inglesa que vem de "Internacional", (Inter) e "Network" (net) ou "Rede Internacional".
Essas redes de computadores evoluíram tanto que hoje, somos capazes de nos comunicar em rede, mesmo não estando conectado fisicamente a nenhuma máquina, como nos casos da computação móvel através de dispositivos celulares, por exemplo.
Muitos serviços também estão disponíveis na Internet e para nos manter atualizados, é preciso acompanharmos as novas tendências da tecnologia que vem evoluindo a cada dia.


Aula 5 - Correio Eletrônico


O termo e-mail, que vem de "e" (eletronic) e, "mail" (correio), ficou mundialmente conhecido por substituir as cartas que eram remetidas pelos sistemas de entregas tradicionais, que por vezes levavam dias e até semanas para serem entregues ao seu destinatário dependendo da distância onde ele estivesse.
Com o uso dos computadores interligados, criando a ideia das redes mundiais de computadores formando uma imensa rede chamada popularmente de Internet. O serviço de e-mail foi ficando cada vez mais popular pela facilidade com que se pode enviar mensagens para os destinatários estejam eles onde estiverem com a máxima agilidade possível, se tornando um dos meios mais convencionais que existem de comunicação pela internet.
Muito se evoluiu da criação do serviço de correio eletrônico até os dias atuais e assim, protocolos de comunicação (clique para saber mais), foram sendo aperfeiçoados de forma a permitir que esse serviço funcionasse com mais Confiabilidade (propriedade que limita o acesso a informação), Integridade (propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação) e Disponibilidade (propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso). Para saber mais sobre correio eletrônico clique aqui.


Aula 6 - Comunicação em tempo real na Web


Além dos serviços de correio eletrônicos visto na aula anterior, existem outras formas de comunicação através da internet. São os chamados "Mensageiros" ou "Serviços de mensagem instantânea". Alguns programas como o extinto MSN, o atual e mais popular Skype, e até aplicações internas a redes sociais como a do Facebook permitem que haja comunicação entre uma ou mais pessoas em tempo real, formando um "bate-papo" dinâmico entre os envolvidos.
No início esses programas só funcionavam através de trocas de mensagens de texto, mas hoje, com a evolução da tecnologia, já é possível utilizar serviços de voz e vídeo através desses programas de computador.
Existe ainda uma infinidade de características por traz desses serviços e clicando aqui, você pode conferir algumas dicas importantes para garantir maior segurança ao utilizar essa tecnologia para fins pessoais.
Milhares de desenvolvedores mundo a fora criam constantemente aplicativos que tem esse serviço como característica e assim, softwares mais bem elaborados e com estruturas mais formalizadas são utilizados também para fins acadêmicos, científicos e até profissionais.


Aula 7 - A lógica do hipertexto e princípios da navegação


Na página da Wikipédia, há a definição: "Hipertexto é um termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal."
Clicando aqui você poderá ter uma introdução a história e surgimento do hipertexto e como ele contribuiu para a evolução da tecnologia, organizando conteúdos na web e direcionando os termos relacionados entre si.


Aula 8 -Recursos informacionais disponíveis na Web


Essa aula vem nos esclarecer algumas diferenças entre as muitas extensões de domínio existentes, criadas para gerenciar categorias de sites usando complementos de endereço como os exemplos ".COM" que são amplamente usados para indicar sites comerciais (.com.br seria o comercial do Brasil), ".NET" usados por sites provedores de serviços de internet na maioria das vezes, ".ORG" para as organizações sem fins lucrativos e não governamentais, ".GOV" para indicar sites do governo, ".EDU" indicando que trata-se de conteúdo de instituições educacionais, além de muitas outras que também são utilizadas para gerar a classificação de conteúdo web seja este, nacional ou internacional.
Além disso, essa aula também fala da importância de um site prover informações com base em alguns critérios comuns ao se navegar em qualquer site confiável. Sites idôneos costumam e devem apresentar uma série de informações pertinentes que justamente servem para dar autenticidade ao acesso, disponibilizando como por exemplo informações de data e hora da publicação daquele conteúdo pesquisado, se o contato ou pelo menos o autor da publicação está descrito junto do artigo entre outros requisitos exigidos, cada qual para o seu propósito.
Existem infinidades de sites com inúmeras características, porém um site bem elaborado, com alta confiabilidade, disponibilidade e integridade (pilares da segurança da informação), deve apresentar o mínimo de informações exigidas para que a veracidade de sua informação seja assegurada.


Aula 9 - Busca na Web, Engenhos de busca e ferramentas avançadas


Que existem internet afora, muitos sites com as mais diversas informações, utilidades e funcionalidades, isso todo mundo já sabe e não se discute, mas como localizar esses sites que nos auxiliam em nossas buscas? Quais mecanismos usar para encontrar exatamente o que procuramos? Ora, se a internet é esse "mundo paralelo" que conhecemos bem, é claro que também deveria existir em meio a tudo isso, ferramentas que nos proporcionasse esse serviço de busca virtual pela informação ou conteúdo desejado. 
Essa aula, tem como objetivo, apresentar o processo de busca por informação na Web através dos diversos engenhos de busca da Web e ferramentas avançadas como Google Advanced Search que permite dentro de seus algorítmos especiais de busca de conteúdo na rede, uso de uma estratégia baseada em operadores booleanos (capazes de retornar valores verdadeiros ou falsos), para retornar resultados filtrados por idioma, formato de arquivo, país, palavra-chave entre outros que também podem ser aplicados.


Aula 10 - Portais como abordagem para a organização de recursos informacionais na web


Assim como este blog que vocês leem, existem conceitos de páginas na internet, adotados pelo nome de "Portal". Nessa aula, o conceito de portal é discutindo como são organizadas as informações disponibilizadas por sites de educação, acadêmicos, e-commerce, emprego, concursos e muitos outros, bem como a carência existente para suprir necessidades de mão de obra especializada que fossem capacitados para dar manutenção periódica nesses portais.
A informação é dinâmica e se renova a cada instante, por isso, para manter um portal atualizado, é preciso antes de mais nada, alguém que conheça tais recursos para alimentá-los com novas publicações a medida que se faça necessário.
Nos exemplos apresentados, vimos alguns tipos de portais educativos com foco no ensino e aprendizagem inclusive de algumas línguas estrangeiras, assim como portais para acesso de teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso.
E por que não citar esse portal que você lê agora??? Mais um exemplo de como a informação está disponível para quem quer em qualquer hora e em qualquer lugar.


Aula 11 - Representações do mundo real no mundo virtual


Aqui, a professora dá exemplos das diferenças das representações de objetos do mundo real no mundo virtual, diferenciando-os por suas modalidades de representações virtuais.
Várias disciplinas estudaram e desenvolveram cada uma a sua própria teoria sobre a representação de objetos e fenômenos, mas hoje, com o passar do tempo e a disseminação de novas tecnologias como os computadores, as representações da realidade tem sido transferidas dos suportes em papéis para o suporte digital.
Dessa forma, a aula foi toda apresentada mostrando que "as representações do mundo real no mundo virtual, são aquelas que para serem percebidas carecem de tecnologias da informação e comunicação" e como essas representações são produzidas e utilizadas na vida cotidiana para as gerações futuras.


Aula 12 - A dimensão multimídia da web


Quando o computador começou a se popularizar, com seu ambiente gráfico todo montado em tela preta, muitos usuários sentiram dificuldades de utilização pois além de ser um produto ainda muito novo, era necessário combinar alguns códigos para executar determinadas tarefas.
Com o tempo surgiram as interfaces gráficas que tornaram o ambiente muito mais agradável e intuitivo ao usuário. Nesses ambientes, foi possível desenvolver aplicações capazes de apresentar imagens, vídeos e músicas em qualidade tão boa quanto ou até maior que os aparelhos convencionais.
Esse conceito de "tecnologias multimídia", fez com que o uso frequente de sons imagens e vídeos fosse largamente adotado em sites de todas as espécies tornando a popularização da internet a maior e mais extraordinária invenção da humanidade em todos os tempos passados, presentes e futuros.


Aula 13 - Software para a Produção e Edição de Textos e suas funcionalidades Básicas


O fluxo de produção da informação deve ser o seguinte: objetivo, tema, público alvo, veículo de informação que será veiculada, as fontes da informação sobre o tema da pesquisa, a formulação do texto, os parâmetros para a edição do texto, o software para a edição e produção do texto, a edição do texto e, por fim, a divulgação dele.
O primeiro ponto é definir o público alvo, para quem será o texto, dependendo dele, será utilizado recursos informacionais diferentes.
Outro ponto a ser definido é o veículo de informação que será veiculado o texto, para um artigo científico tem regras específicas.
Na edição do texto verifica-se o conteúdo, o título, parágrafo, a parte visual, como fonte, tamanho, espaçamento, dentre outros.
Na divulgação do texto, dependendo de onde se divulgará, tem regras ou não, um blog ou site pessoal não exige isto.
Um criador e editor de textos é o Word, nele pode-se criar e editar textos com diversos recursos para alterá-lo, melhorar e corrigi-lo.
Dentre todos estes recursos está  a comparação de um texto com outro, a correção do texto por outra pessoa em que se possa ver onde foi feita esta correção, a paginação automática e a criação automática de sumário.


Aula 14 - Softwares para a Produção e Edição Coletiva de Vídeos


A produção de texto pode ser individual ou coletiva. Para a produção individual pode ser utilizado o Word, já para a produção e edição de texto coletiva pode-se usar o Google Docs.
Na produção e edição de texto coletiva tem uma ferramenta chamada ETC – Editor de Textos Coletivos criada pela Universidade Federal  do Rio Grande do Sul, para acessá-lo é necessário se inscrever na plataforma. Nela pode-se criar uma pasta, um texto, e quando ele é criado, ele ganha um endereço na web em que pode ser alterado quando quiser. Uma vez criado o documento, podem ser convidadas pessoas para formatação dele.
Outra ferramenta na edição e produção de texto coletiva é o Google Docs. Nele é preciso ter uma conta do Gmail. As suas funcionalidades são semelhantes aos outros editores. Ele pode ser incrementado com vários recursos, como, por exemplo, aplicativos. O texto pode ser compartilhado com várias pessoas  e estas podem ter o poder de visualizar ou editar o texto.


Aula 15 - Usos Adequados e Inadequados dos Softwares para a Produção e Edição de Textos


A margem de um documento deve ser adequada, ela não pode ser muito grande nem muito pequena, pois deve ter um espaço para que o leitor possa segurar o texto caso ele seja impresso.
A fonte de um documento deve ser sóbria, ou seja, deve ter clareza para entender o texto, deve ser a mesma fonte em todo o texto.  Fontes muito utilizadas em trabalhos acadêmicos são Times New Roman e a Arial. Cores devem ser evitadas. Utilização de negrito, itálico e sublinhado simultaneamente também devem ser evitados. O tamanho da fonte não deve ser nem muito pequeno, nem muito grande, um tamanho muito utilizado é 11 ou 12.
O espaçamento ideal é de um espaço entre uma palavra e outra.


Aula 16 - Dos Softwares para a Produção e Edição de Textos aos Softwares Detectores de Plágio


Tem vários motivos para o plágio. Alguns são dificuldade de assimilar o texto, desconhecimento da legislação quanto à proibição de copia de texto sem citação.
Um modo de fazer o plágio é pesquisar na web, copiá-lo, colá-lo, limpar a formatação, formatá-lo novamente, limpar os links de pesquisa e limpar todos os vestígios de plágio.
Existem softwares detectores de plágio. Um deles é o Plagius, u software brasileiro, ele processa o texto e faz uma análise, depois disso ele dá o resultado dizendo se foi plágio ou não, inclusive indica os sites em que a pessoa entrou.
Quando isso acontece o aluno que fez o plágio pode ser reprovado na matéria do trabalho, ou pode até ser expulso da instituição.


Aula 17 - Softwares para a Elaboração de Apresentações


Nesta web aula, aprendemos alguns recursos básicos e passos necessários para se realizar uma boa apresentação.

  • Tipos de apresentação: Aulas (tanto professores como em seminários de alunos), defesas (TCC, teses), concursos, eventos (sejam científicos e culturais), comunicação em tempo real (através de compartilhamento); 
  • Funcionalidades  básicas: criação de uma apresentação (em branco, através de definição de modelos e temas). Adicionar slides (textuais, com imagens, possuindo sons e vídeos extraídos do computador). Inserir recursos (tabelas, imagens, desenhos, captura de tela, formas, gráficos, equações, videos, sons e etc.). Design (podendo mudar o modelo diversas vezes durante a apresentação). Realizar transições (o momento em que há a passagem do slide). Animações (podendo associar os elementos do slide a uma animação).  Utilizar  o  recurso  “Apresentação de slide” (personalizando e ocultando slides para adequar ao público alvo). Revisão (verificar ortografia). Exibição (escolha de visualização da apresentação). Recurso 
  • “Slide Mestre” (atualiza suas alterações em todos os slides) e por último Salvar (em modo .ppt, .pdf, via vídeo, imagem etc). Cuidados  durante  a  produção  de  uma  apresentação: Plano de fundo e fontes (para melhor visualização, recomendado sempre branco com fontes pretas ou ao contrário). Tomar cuidado com as cores, espaçamentos entre linhas e títulos (devem-se conter poucas linhas textuais). Títulos e subtítulos precisam estar semelhantes, lista com numeração (somente quando necessário), fotografias (utilizar de forma precisa), gráficos e tabelas (quando usar e por quê), margens (deixar sempre uma margem para melhor projeção). 
  • É importante sempre dominar o conteúdo para eventuais imprevistos


Aula 18 - Apresentações Apoiadas por Software e o Metadiscurso Visual


Desde a aula passada já vimos que alguns softwares são próprios para a elaboração de apresentações. Quando bem empregados, podem mostrar o nosso domínio do assunto, aumentam a qualidade da apresentação e prendem a atenção dos ouvintes. Porém se não forem bem utilizados, podem nos gerar uma grande dor de cabeça.
Observe alguns elementos abaixo para que a apresentação seja bem sucedida:

  • Primeira impressão
  • Consistência Visual
  • Tamanho e quantidade de informações
  • Convenções
  • Atração Visual
  • Fontes e Caracteres
  • Conteúdo
  • Linguagem Clara
  • Organização
  • Ordem de Importância

   O principal para uma boa apresentação é o bom senso, dependendo do assunto e do público-alvo, deve ser estabelecido um tempo e uma forma adequada para fazer a apresentação de forma que envolva e prenda a atenção dos ouvintes, não deixando que se torne uma apresentação massante e cansativa.


Aula 19 - Planilhas


Acima tem a imagem da planilha de orçamento que usamos aqui em casa. É uma forma de organização muito útil, pois tem uma grande capacidade de armazenamento e ainda faz cálculos dos gastos. Na aula vemos as várias formas de utilização das planilhas, algumas funções e ferramentas.
A planilha tem muita utilidade em todas as áreas da vida, seja pessoal, profissional ou acadêmica. Possui gráficos e tabelas, que facilitam a organização de dados. É divida em linhas, marcadas por números, e colunas, marcadas por letras.O cruzamento das linhas e das colunas formam as células.
Podemos registrar valores nas planilhas de diferentes formas: digitar os valores; importar de outras planilhas, arquivos ou até mesmo sites; utilizar formulas como soma( =SOMA(A1;A2), subtração (=(A1-A2), média (=MEDIA(A1:A2); e através de gráficos.


Aula 20 - Planilhas Avançadas


Essa aula é uma continuação da aula anterior. Como já havia falado, existem algumas fórmulas que podem ser usadas nas planilhas, como por exemplo:

  • =SOMA(B2:B8)
  • =CONT.VALORES(B2:B8)
  • = MÉDIA(B2:B8)
  • =CONT.SE(B2:B8;0)

Podemos encontrar em alguns sites, planilhas contendo dados para fazer download. Alguns em formato de planilha e outros com os dados separados com ; . Quando transportados, esses dados se organizam nas células. Se porém, ao transportar, eles ficarem bagunçados, existe a função importação de texto, que ajuda na organização.


Aula 21 - Web Social e  Wikis


Atualmente temos dois tipos de usuários na internet, os consumidores e os produtores da informação. Antes para ser um produtor era preciso conhecer uma linguagem mais detalhada e complexa da rede, hoje em dia não é mais necessário possuir esse conhecimento, com as redes sociais e os blogs, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento de computador e um acesso a internet, já produz informações.
Os custos de processamento, armazenamento e de acesso a internet também diminuíram consideravelmente, possibilitando que novos serviços fossem oferecidos. Pessoas de diferentes classes sociais possuem rede social e acessam do próprio celular, possuem blogs e fazem postagens diariamente, isso tudo é a Web social.
As wikis são páginas, que normalmente abordam conteúdos específicos, e tem como principal característica, a construção colaborativa, qualquer usuário pode alterar a página. Essa liberdade de alteração dos conteúdos tem seus prós e contras, o lado bom é que é uma página contínua e em andamento, dá para resgatar a história da construção da página e outros usuários com conhecimentos mais aprofundados podem contribuir. O lado ruim é que como qualquer pessoa pode fazer modificações, acaba perdendo o controle das alterações.


Aula 22 - A Criação e Manutenção de Conteúdos em Wikis


Como criar uma wiki?
Você pode utilizar aplicativos em servidores web ou plataformas de hospedagem de wikis. Primeiramente, você  deve  realizar um cadastro numa wiki, podendo então criar páginas, enviar arquivos, discussões, projetos, manutenção de eventos e membros. Você sempre poderá editar o conteúdo e alterá-lo. Há um campo para discussão sobre a página, onde você poderá  discutir novas informações com outros colaboradores antes de publicá-las. Também possui um histórico de  alterações, onde  você poderá acessar todas as modificações feitas na página. Também podem ser vistas páginas de teste, para que você consiga ter uma ideia de como a página ficará.
Para criar páginas na Wikipedia, precisamos analisar:

  • Se o tópico escolhido deve ser apropriado a uma enciclopédia; 
  • O tipo de artigo existente e sua redação; 
  • Citar fontes confiáveis e independentes; 
  • Atender aos critérios de notoriedade. 

 O que devemos evitar:

  • Não publicar artigos que falem sobre si mesmo; 
  • Propaganda; 
  • Ensaios pessoais ou pesquisa original; 
  • Páginas muito curtas; 
  • Ataques a pessoas ou organizações; 
  • Tópicos não notórios; 
  • Não violar os direitos autorais do autor. 


Aula 23 - Blogs como Recurso para a Manutenção da informação


Qual é o conceito de blog? Um blog é um diário pessoal, publicado instantaneamente e regularmente na web, geralmente versando sobre um tema específico. E importante citar sobre o tempo de publicação em um blog (que ocorre na hora),
diferentemente de outros recursos de publicação, que precisam ser analisados antes da publicação.
Existem várias plataformas de blog, tais como o Blogger, Wordpress (é, particularmente, o que prefiro) e UOL.
A temática varia muito, é abrangente tal como a criatividade humana. O conteúdo do blog começa com o post, que é a mensagem do usuário, podendo conter textos, imagens, vídeos, etc. O blog sempre possui um responsável, no caso, seu autor. As vezes, o responsável pelo blog pode não ser o mesmo responsável pelo post.
Existem as etiquetas em cada post, são chamadas as tags ou marcadores, que associam o assunto do post à outros relacionados, criando um arquivo temático do blog.   A partir das datas de publicação, há a construção do arquivo cronológico do blog, sendo uma forma de melhoria de organização dos conteúdos. Há também a ferramenta de
busca interna no blog, onde  você pode ter acesso à uma informação específica. Pode-se
também realizar comentários em cada post.
Você também pode se inscrever num blog para acompanhar seus posts e novidades.


Aula 24 - Produção e Manutenção de Blogs


Nesta web aula, aprendemos alguns processos para a criação de um blog e os processos de postagem. O processo de criação do blog se dá pela seguinte maneira:

  • Delimitação do blog; 
  • Delimitação do público; 
  • Definição da plataforma e inscrição; 
  • Efetuar registro na plataforma; 
  • Escolher um título e endereço; 
  • Escolher um modelo (projeto gráfico). 

Após estes passos,  é só aproveitar, seu blog foi criado! São alguns comandos básicos do blog: Postagem (conteúdo); Visão geral (visualizações); Layout (mudança do visual); Alterar modelo; Visualização.

O processo de postagem:
Você pode formatar seu post da mesma maneira que um editor de textos e publicá-los no blog. É importante colocar sempre o título do post, para melhor organização de seus conteúdos. Você sempre poderá editar um post, caso algo não tenha saído como planejado, porém, antes de publicar, o blog possui o recurso de visualização prévia, para que você possa ver como o post ficará. Também poderá incluir um link foto ou vídeo em seu post, utilizando os recursos multimídia para melhor entendimento do leitor, como já aprendemos em web aulas anteriores.


Aula 25 - Redes Sociais na Web


Atualmente, com a maior facilidade de acesso a um computador e a internet, muitas pessoas possuem rede social, e as motivações são as mais diversas possíveis, como comunicação facilitada, novos amigos, vínculos passados, pertencer a algum grupo, venda de serviços e produtos, entre outros. Quem não tem uma rede social acaba sendo pressionado para ter. E muitas vezes por não conhecer muito bem o que está usando, acaba postando mais do que deveria, o que pode causar sérios problemas.
Algumas recomendações devem ser seguidas: analisar os contratos, analisar o perfil de quem quer ser nosso amigo, refletir nas consequências das informações nas postagens, respeitar culturas e diversidades, cuidado ao postar imagens, evitar o uso no local de trabalho.
Para se criar um perfil nessas redes, algumas informações são pedidas como nome, e-mail, senha, data de nascimento, sexo por exemplo.
Existem diferentes tipos de redes sociais, a mais conhecida é o Facebook, mais tem também o Google +, Linkedin, Twitter, Instagram, Pinterest, Myspace, ResearchGate, entre outras.


Aula 26 - Redes Sociais Na Web e seus Potenciais Riscos


Como vimos na aula passada, muitas pessoas acabam tendo redes sociais por pressão de outros, e como não conhecem bem o que estão usando, acabam cometendo erros que podem trazer problemas sérios. Porém não existem apenas os erros de comportamento, mais também os erros de terceiros e os erros de tecnologia.
O constante acesso as redes sociais, pode gerar no usuário uma especie de vício, que acaba gerando outros problemas como:

  • Dependência das redes;
  • Ausência na escola;
  • Falta de cuidados pessoais e com a alimentação;
  • Adicionar pessoas desconhecidas;
  • Negligência com outras atividades;
  • Diminuição da concentração;
  • Rompimento de relacionamentos;
  • Frustração em comparação com a vida de outras pessoas.                          

A postagem de informações pessoais, como o endereço, rotina do dia-a-dia, viagens, entre outras coisas, podem cair nas mãos de pessoas de má índole, e o usuário da rede pode vir a ser vitima de:

  • Destruição de reputação;
  • Golpes;
  • Crimes;
  • Perfis falsos;
  • Ter sua vida observada;


Aula 27 - Produção e Compartilhamento de Vídeo na Web


A cada dia a web tem se tornado uma plataforma de vídeo. O compartilhamento de informações usando esse tipo de multimídia tem contribuído com o crescimento dos vlogs, diário pessoal com postagens em vídeos. Porém os mais usados são os portais de compartilhamento, entre eles destaca-se a plataforma Youtube, com milhões de usuários cadastrados, e um grande número de publicações e visualizações diárias.
Para publicar um vídeo nesse tipo de plataforma, basta se cadastrar e carregar o vídeo, podendo escolher um título, fazer uma descrição e alterar o grau de compartilhamento. Além das ferramentas onlines, existem também ferramentas no próprio computador, como o Movie Maker, com ferramentas para edição e criação de vídeos.


Aula 28 - Do Letramento Digital ao Poder Digital


No dia-a-dia, já utilizo diversas formas de tecnologia, no celular, no notebook e tablet. Com a disciplina de Letramento Digital pude aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos no universo de informações e possibilidades que é o mundo digital. A cada aula descobria novas coisas, como;

  • Definição de software e Hardware;
  • Computador Pessoal e a rede;
  • Correio Eletrônico;
  • Comunicação em tempo real na Web;
  • Fazer buscas na Web;
  • Representação do mundo real no mundo virtual;
  • A multimídia na Web;
  • Edição de texto individual e coletiva;
  • Softwares para apresentação;
  • Planilhas;
  • Wikis;
  • Blogs;
  • Redes Sociais;
  • Compartilhamento de vídeos;

Percebi que o Letramento digital não é apenas a compreensão e o uso das tecnologia digitais, é uma realidade que bate a nossa porta, e se não estivermos preparados, sofreremos uma especie de exclusão digital. Saber manusear computadores, softwares, e a própria internet, é algo tão comum hoje em dia, que muitas pessoas ficam perdidas quando perdem o acesso a essas tecnologias.
São muitas as vantagens que as tecnologias digitais trouxeram para a nossa vida, porém como tudo, é preciso haver um equilíbrio, entre o uso saudável e o vício por essas ferramentas. O contato pessoal entre as pessoas ainda deve ser o mais importante na comunicação. O toque, o cheiro, a conversa ao pé do ouvido, não devem ser substituídas por um e-mail, uma conversa por vídeo ou pelas redes sociais.

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