Aula 1 – Produção Escrita:
Introdução ao Processo de Escrita
Nessa aula, a professora nos apresenta uma noção geral de todas
as regras que compõem o processo de escrita da língua inglesa dividindo o vídeo
em três etapas.
- Aprender o que é um processo de Escrita;
- Conhecer quais são suas etapas;
- Aprender a usar cada etapa.
Para começar a explicar o que é a produção escrita, vimos que
existem alguns conceitos importantes, a saber:
- Prewriting (Pré Escrita) – Essa etapa é importante para se definir um tema, como educação, cultura, tecnologia enfim, sobre o que o texto será escrito. Também é nessa fase que são determinados o público alvo, o propósito, ponto de vista e o tempo verbal a qual será escrito. Ao definirmos um tema, é necessário fazer um levantamento de informações, elaborando mapas mentais e/ ou até mesmo criando listas organizadas;
- Writing/ Drafting (Rascunho) - Nessa fase se define o título, com objetivo de cativar o leitor a se interessar pela leitura do texto. O rascunho também está presente nessa etapa da criação do texto, pois é a primeira versão de todas as ideias juntas;
- Revising (Revisão) – Aqui, será necessário analisar cuidadosamente o que foi rascunhado, pois é preciso muitas vezes até mesmo mudar a forma da escrita para torná-la mais clara ou mais convincente. O texto deve representar um todo para que a coerência não seja perdida;
- Editing (Edição) – Nessa etapa, se inicia um detalhamento maior das ideias em torno do texto escrito. Encontrar e corrigir pequenos problemas gramaticais, ortográficas, lexicais e de estilo fazem parte do processo de edição. Uma técnica aconselhada para isso é procurar um tipo de problema por vez;
- Presenting (Apresentação) – Na última etapa do processo de criação do texto, é quando o texto já está pronto para ser apresentado ao público.
Para finalizar a professora deixa uma frase que reflete todo o
conteúdo abordado durante essa aula:
“Conhecer as partes do
todo para poder
Trabalhar com cada uma
delas”.
Aula 2 – Produção Escrita:
Partes da Sentença
Esse vídeo nos mostra como primeiro passo do
processo de produção escrita de textos em inglês, os elementos que formam uma
sentença, indicando a categoria gramatical e a função que desempenha cada um
desses elementos. A ideia aqui, é fazer uma breve revisão, sem necessariamente
nos aprofundarmos no estudo detalhado de cada um deles São eles:
- Nouns (Substantivos) – Serve para designar uma pessoa, lugar, animal, objeto ou ideia abstrata;
- Pronouns (Pronomes) – Substitui o substantivo e pode ser classificado como pessoal, indefinido, demonstrativo, interrogativo, objeto, relativo, possessivo e reflexivo;
- Adjectives (Adjectives) – Servem para modificar um substantivo, dando ideia de qualidade ou quantidade;
- Verbs (Verbo) – Descreve a ação do sujeito na sentença e podem ainda representar ligação e auxílio na formação das frases;
- Adverbs (Advérbio) – Modificam e descrevem os adjetivos, verbos e outros advérbios
- Conjunctions (Conjunção) – Ligam outras palavras em uma sentença e indicam a relação entre essas palavras;
- Prepositions (Preposição) – Palavras que ligam o substantivos e pronomes a outras palavras, mostrando a relação entre elas.
Claro que para entender melhor de cada um desses
tópicos é necessário estudar cada um deles, pois a diversidade de regras e estilos
é muito grande. Detalhar cada uma dessas partes de sentenças é tarefa árdua e
exige muito esforço. Sugiro alguns links para estudo da língua inglesa que são
muito bons. Aproveite!
Aula 3 – Produção Escrita: Tempos Verbais
Nessa aula a professora apresenta todas as formas e tempos verbais do verbo to be, explicando ainda a importância de se conhecer a fundo essas técnicas para a escrita de forma correta.
Abaixo, será apresentado uma tabela que explica
de forma simples porém eficaz, os tempos verbais usados na língua inglesa.
Aula 4 – Produção Escrita: Tipos de Sentença
Demonstrando os tipos de sentença existentes na
língua inglesa, a professora nos mostrou as diversas possibilidades de
formações de frase de acordo com as regras gramáticas presentes. Vimos nessa
aula:
Conhecer os tipos de sentença;
Aprender como elas são compostas;
Ver quais são suas funções no parágrafo.
Os tipos de sentença na língua inglesa são:
Affirmative (afirmativas) – Usando o exemplo do
verbo “To Be”, temos:
I
am (I`m)
You
are (you`re)
He
is (he`s)
She
is (she`s)
It
is (it`s)
We
are (we`re)
You
are (you`re)
They
are (they`re)
Negative (negativas) – Usando o exemplo do
verbo “To Be”, temos:
I
am not (I`m not)
You
are not (you`re not)
He
is not (he`s not)
She
is not (she`s not)
It
is not (it`s not)
We
are not (we`re not)
You
are not (you`re not)
They
are not (they`re not)
Interrogative (interrogativas) –Usadas para fazer perguntas;
Am I?
Are
you?
Is
he?
Is
she?
Is
it?
Are
we?
Are
you?
Are they?
Legal, mas e sobre a estrura e os tipos da sentença?
A estrutura de um parágrafo divide-se,
basicamente, em três partes: topic sentence, supporting sentences e concluding
sentence; sentença principal, sentenças de suporte e a sentença conclusiva,
respectivamente.
Na sentença principal coloca-se a ideia principal
– a palavra chave. Parte da sentença principal leva o assunto para uma área
específica que será discutida adiante e a qual chamaremos de controlling idea –
(ideia controladora). Note o exemplo:
Gold, a precious metal, is prized for
two important characteristics.
Topic
controlling idea
Então, observe que Gold é o tópico central da
frase e two important characteristics é a controlling idea que vai limitar o
sujeito ouro a duas importantes características. Ou seja, este parágrafo
apresentará apenas o conhecimento de duas importantes características do ouro e
não tudo sobre ouro.
A supporting sentences vão desenvolver a topic
sentence. As sentenças de suporte irão explicar ou provar a veracidade da
sentença principal ao trazer mais informações sobre essa. Vejam a seguir
exemplos das supporting sentences em relação à topic sentence.
First of all, gold has a lustrous
beauty that is resistant to corrosion
For example, a Macedonian coin
remains as untarnished today as the day it was made 25 centuries ago
The most recent use of gold is in
astronauts’ suits
Observe que essas sentenças são exemplos das
duas importantes características do ouro mencionadas na topic sentence.
E por último, mas não menos importante, a
concluding sentence que sinaliza o fim do parágrafo, retoma pontos importantes
que foram discutidos ao longo do texto e deixa para o leitor importantes pontos
a serem lembrados. Exemplo:
In conclusion, gold is treasured not
only for its beauty but also for its utility.
Veja como gold – a palavra central da topic
sentence – e suas duas importantes características – beauty e utility – foram
retomadas na concluding sentence.
A seguir, esboçamos um parágrafo baseado nos
três tipos de sentenças que estruturam um parágrafo.
Watching
movies is useful for learning foreign languages. According to Richards and
Rodgers (1986), the influence of Latin grammar is still very present in the
teaching of foreign languages. Often, decontextualized rules, the memorization
of lists of words and the translation of sentences are the major
teaching/learning methodologies. This is probably the main reason for students’
lack of motivation. To make the process of learning a foreign language easier,
several approaches have arisen from the area of applied linguistics. Among
other procedures, watching movies is a great tool for learning foreign
languages. Why? Firstly, it is a technique that combines learning and having
fun. Secondly, students can use subtitles in order to help them to understand
the meaning of dialogues. Thirdly, images, gestures from all characters are
useful tips to figure out what is occurring along the movie. This way, students
have the chance of improving their reading, listening, speaking and writing
skills. In short, watching movies can be a beneficial and enjoyable way for
learning foreign languages.
Qual é a topic sentence? Watching movies
Quais são as supporting sentences? According to Richards and Rodgers
[...] até This way, students… Ou seja, todas essas
sentenças explicam por que assistir à filmes é útil para o aprendizado de uma
língua estrangeira.
Qual é a concluding sentence? In short, watching movies… Observe
que a concluding idea é uma paraphrase da topic sentence.
Okay people?! Esperamos que a nossa dica de
hoje tenha sido útil para começarmos a redigir nossos parágrafos de forma mais
clara e bem organizada. Na próxima aula, falaremos de coesão e coerência que
são elementos importantíssimos para o aperfeiçoamento da escrita, e, portanto,
tornando os nossos parágrafos cada vez mais inteligíveis.
Bye
and see you soon!
Atenção: Esse texto sobre os tipos de sentença foram
retirados do site "Inglês sem papas na língua". Clique aqui para seguir o link e conhecer um
pouco mais sobre os artigos escritos lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário