2B - Inglês II

Aula 1 – Produção Escrita: Introdução ao Processo de Escrita


Nessa aula, a professora nos apresenta uma noção geral de todas as regras que compõem o processo de escrita da língua inglesa dividindo o vídeo em três etapas.
  • Aprender o que é um processo de Escrita;
  • Conhecer quais são suas etapas;
  • Aprender a usar cada etapa.

Para começar a explicar o que é a produção escrita, vimos que existem alguns conceitos importantes, a saber:

  • Prewriting (Pré Escrita) – Essa etapa é importante para se definir um tema, como educação, cultura, tecnologia enfim, sobre o que o texto será escrito. Também é nessa fase que são determinados o público alvo, o propósito, ponto de vista e o tempo verbal a qual será escrito. Ao definirmos um tema, é necessário fazer um levantamento de informações, elaborando mapas mentais e/ ou até mesmo criando listas organizadas;
  • Writing/ Drafting (Rascunho) - Nessa fase se define o título, com objetivo de cativar o leitor a se interessar pela leitura do texto. O rascunho também está presente nessa etapa da criação do texto, pois é a primeira versão de todas as ideias juntas;
  • Revising (Revisão) – Aqui, será necessário analisar cuidadosamente o que foi rascunhado, pois é preciso muitas vezes até mesmo mudar a forma da escrita para torná-la mais clara ou mais convincente. O texto deve representar um todo para que a coerência não seja perdida;
  • Editing (Edição) – Nessa etapa, se inicia um detalhamento maior das ideias em torno do texto escrito. Encontrar e corrigir pequenos problemas gramaticais, ortográficas, lexicais e de estilo fazem parte do processo de edição. Uma técnica aconselhada para isso é procurar um tipo de problema por vez;
  • Presenting (Apresentação) – Na última etapa do processo de criação do texto, é quando o texto já está pronto para ser apresentado ao público.

Para finalizar a professora deixa uma frase que reflete todo o conteúdo abordado durante essa aula:

“Conhecer as partes do todo para poder

Trabalhar com cada uma delas”.


Aula 2 – Produção Escrita: Partes da Sentença 

Esse vídeo nos mostra como primeiro passo do processo de produção escrita de textos em inglês, os elementos que formam uma sentença, indicando a categoria gramatical e a função que desempenha cada um desses elementos. A ideia aqui, é fazer uma breve revisão, sem necessariamente nos aprofundarmos no estudo detalhado de cada um deles São eles:
  • Nouns (Substantivos) – Serve para designar uma pessoa, lugar, animal, objeto ou ideia abstrata;
  • Pronouns (Pronomes) – Substitui o substantivo e pode ser classificado como pessoal, indefinido, demonstrativo, interrogativo, objeto, relativo, possessivo e reflexivo;
  • Adjectives (Adjectives) – Servem para modificar um substantivo, dando ideia de qualidade ou quantidade;
  • Verbs (Verbo) – Descreve a ação do sujeito na sentença e podem ainda representar ligação e auxílio na formação das frases;
  • Adverbs (Advérbio) – Modificam e descrevem os adjetivos, verbos e outros advérbios
  • Conjunctions (Conjunção) – Ligam outras palavras em uma sentença e indicam a relação entre essas palavras;
  • Prepositions (Preposição) – Palavras que ligam o substantivos e pronomes a outras palavras, mostrando a relação entre elas.
Claro que para entender melhor de cada um desses tópicos é necessário estudar cada um deles, pois a diversidade de regras e estilos é muito grande. Detalhar cada uma dessas partes de sentenças é tarefa árdua e exige muito esforço. Sugiro alguns links para estudo da língua inglesa que são muito bons. Aproveite!

Só Lingua Inglesa - http://www.solinguainglesa.com.br/
Você aprende Agora - http://www.voceaprendeagora.com/

Aula 3 – Produção Escrita: Tempos Verbais


Nessa aula a professora apresenta todas as formas e tempos verbais do verbo to be, explicando ainda a importância de se conhecer a fundo essas técnicas para a escrita de forma correta.

Abaixo, será apresentado uma tabela que explica de forma simples porém eficaz, os tempos verbais usados na língua inglesa.

Aula 4 – Produção Escrita: Tipos de Sentença

Demonstrando os tipos de sentença existentes na língua inglesa, a professora nos mostrou as diversas possibilidades de formações de frase de acordo com as regras gramáticas presentes. Vimos nessa aula:
Conhecer os tipos de sentença;
Aprender como elas são compostas;
Ver quais são suas funções no parágrafo.

Os tipos de sentença na língua inglesa são:
Affirmative (afirmativas) – Usando o exemplo do verbo “To Be”, temos:
I am (I`m)
You are (you`re)
He is (he`s)
She is (she`s)
It is (it`s)
We are (we`re)
You are (you`re)
They are (they`re)

Negative (negativas) – Usando o exemplo do verbo “To Be”, temos:
I am not (I`m not)
You are not (you`re not)
He is not (he`s not)
She is not (she`s not)
It is not (it`s not)
We are not (we`re not)
You are not (you`re not)
They are not (they`re not)

Interrogative (interrogativas) –Usadas para fazer perguntas;
Am I?
Are you?
Is he?
Is she?
Is it?
Are we?
Are you?
Are they?

Legal, mas e sobre a estrura e os tipos da sentença?

A estrutura de um parágrafo divide-se, basicamente, em três partes: topic sentence, supporting sentences e concluding sentence; sentença principal, sentenças de suporte e a sentença conclusiva, respectivamente.

Na sentença principal coloca-se a ideia principal – a palavra chave. Parte da sentença principal leva o assunto para uma área específica que será discutida adiante e a qual chamaremos de controlling idea – (ideia controladora). Note o exemplo:

Gold, a precious metal, is prized for two important characteristics.

Topic                                                           controlling idea

Então, observe que Gold é o tópico central da frase e two important characteristics é a controlling idea que vai limitar o sujeito ouro a duas importantes características. Ou seja, este parágrafo apresentará apenas o conhecimento de duas importantes características do ouro e não tudo sobre ouro.

A supporting sentences vão desenvolver a topic sentence. As sentenças de suporte irão explicar ou provar a veracidade da sentença principal ao trazer mais informações sobre essa. Vejam a seguir exemplos das supporting sentences em relação à topic sentence.

First of all, gold has a lustrous beauty that is resistant to corrosion

For example, a Macedonian coin remains as untarnished today as the day it was made 25 centuries ago

The most recent use of gold is in astronauts’ suits

Observe que essas sentenças são exemplos das duas importantes características do ouro mencionadas na topic sentence.

E por último, mas não menos importante, a concluding sentence que sinaliza o fim do parágrafo, retoma pontos importantes que foram discutidos ao longo do texto e deixa para o leitor importantes pontos a serem lembrados. Exemplo:

In conclusion, gold is treasured not only for its beauty but also for its utility.

Veja como gold – a palavra central da topic sentence – e suas duas importantes características – beauty e utility – foram retomadas na concluding sentence.

A seguir, esboçamos um parágrafo baseado nos três tipos de sentenças que estruturam um parágrafo.

Watching movies is useful for learning foreign languages. According to Richards and Rodgers (1986), the influence of Latin grammar is still very present in the teaching of foreign languages. Often, decontextualized rules, the memorization of lists of words and the translation of sentences are the major teaching/learning methodologies. This is probably the main reason for students’ lack of motivation. To make the process of learning a foreign language easier, several approaches have arisen from the area of applied linguistics. Among other procedures, watching movies is a great tool for learning foreign languages. Why? Firstly, it is a technique that combines learning and having fun. Secondly, students can use subtitles in order to help them to understand the meaning of dialogues. Thirdly, images, gestures from all characters are useful tips to figure out what is occurring along the movie. This way, students have the chance of improving their reading, listening, speaking and writing skills. In short, watching movies can be a beneficial and enjoyable way for learning foreign languages.

Qual é a topic sentence? Watching movies

Quais são as supporting sentences? According to Richards and Rodgers [...] até This way, students… Ou seja, todas essas sentenças explicam por que assistir à filmes é útil para o aprendizado de uma língua estrangeira.

Qual é a concluding sentence? In short, watching movies… Observe que a concluding idea é uma paraphrase da topic sentence.

Okay people?! Esperamos que a nossa dica de hoje tenha sido útil para começarmos a redigir nossos parágrafos de forma mais clara e bem organizada. Na próxima aula, falaremos de coesão e coerência que são elementos importantíssimos para o aperfeiçoamento da escrita, e, portanto, tornando os nossos parágrafos cada vez mais inteligíveis.

Bye and see you soon!

Atenção: Esse texto sobre os tipos de sentença foram retirados do site "Inglês sem papas na língua"Clique aqui para seguir o link e conhecer um pouco mais sobre os artigos escritos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário